Curso de Ciências Contábeis da Unoesc promove atividades em alusão ao dia do contador
O dia do Contador é lembrado em 22 de setembro. Nesta data, no ano de 1945, foi criado o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, por meio do decreto-lei nº 7.988, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. O contador, por sua vez, é o profissional que faz a gestão patrimonial das empresas. É quem assessora a elaboração do planejamento financeiro, tributário e gerencial, orientando a execução dos processos.
Na Unoesc, o curso de Ciências Contábeis tem uma história de mais de 40 anos e ao longo dessas quatro décadas busca formar profissionais capacitados a produzir, gerenciar, analisar e interpretar, de forma ética e responsável, informações contábeis voltadas à tomada de decisões nas organizações, compreendendo questões econômicas, financeiras, científicas, técnicas, sociais e ambientais. Cerca de seis mil diplomados já fazem parte dessa trajetória de sucesso. O curso é oferecido nos cinco campi da universidade localizados em: Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira, Chapecó e Xanxerê, além da unidade de Pinhalzinho e a modalidade mix em Maravilha.
O profissional contábil formado na Unoesc torna-se capaz de compreender as dinâmicas do mercado nacional e internacional. O curso promove amplo conhecimento na área, com conteúdo específicos e práticos, por meio de estágios, visitas técnicas, atividades em laboratório contábil, além de permanente contato com profissionais da contabilidade.
Em se tratando de mercado de trabalho, o contador tem diversas opções de carreira, entre elas podemos destacar a função de consultor, escriturador contábil ou fiscal, perito, analista, fiscal de tributos, assessor, auditor e pesquisador. O profissional ainda pode trabalhar em instituições financeiras, órgãos governamentais, multinacionais, bancos, indústrias, comércio, entre outros.
Instituído no ano de 1973, o curso de Ciências contábeis, pode ser considerado o mais antigo da Unoesc Videira, prestes a completar 45 anos, já formou 1.529 contadores. Em Joaçaba, o curso, possui 33 anos e 2034 diplomados. No campus da cidade de Xanxerê, completou 31 anos com 978 acadêmicos formados, já em São Miguel do Oeste tem 24 anos e formou 860 profissionais. Em Chapecó, o curso existe desde 2009 e conta com 280 profissionais formados. Na unidade de Pinhalzinho, são 17 anos de cursos com 334 diplomados. Na unidade de Maravilha, o curso possui a modalidade mix (aulas semipresenciais), iniciou suas atividades em 2017.
Comemorações na Unoesc
Para lembrar o dia do contador, várias atividades foram realizadas no decorrer da semana. Uma delas foi a palestra ministrada no Campus de Videira, pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON-SC), Claudinei Bertotto que ressaltou a importância da presença do profissional de contabilidade nas organizações públicas e privadas.
De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis do campus de Videira, professor José Eduardo de Barros, além da especialização tributária e fiscal, o estudante adquire uma sólida bagagem de conhecimentos sobre o controle de gastos na área financeira, considerado por especialistas como o sustentáculo para o desenvolvimento de qualquer organização, melhorando resultado e elevando seus lucros.
—Outro fator que destaca o curso são as condições que a universidade oferece para o estudante em termos de estrutura física e pedagógica com professores capacitados e comprometidos em formar bons profissionais como o mercado exige— afirma Barros.
Em Pinhalzinho durante a Semana Acadêmica houve a palestra “Perspectivas da profissão contábil”, com o palestrante Prof. Luiz Ricardo Espíndola, Conselheiro do CRC/SC, no auditório da Unoesc Pinhalzinho.
— Durante a palestra, os acadêmicos foram inspirados e puderam visualizar as oportunidades da área contábil. Além disso, receberam dicas de economia pessoal e de planejamento de carreira, que são alcançadas pela meritocracia do estudo e do trabalho, bem como as redes de relacionamento — destaca o coordenador do curso, professor Jadir Roberto Dittadi.
Na unidade de Maravilha, no dia 27 de setembro, ocorreu a palestra “Profissão Contábil” ministrada pelo Conselheiro do CRC-SC, Rudinei Almeida dos Santos.
Segundo o professor Valmir Sott, a palestra possibilitou aos alunos da Unoesc uma nova visão sobre o tema, além do que é estudado e pesquisado em sala de aula.
— As palestras complementam os estudos na medida que determinadas áreas apresentam alterações semanais, como por exemplo a legislação tributária e fiscal. Além disso, trazem novidades na forma de entrega de informações a entidades governamentais como o e-Social, bem como perspectivas para a valorização da profissão contábil — detalha Sott.
Na Unoesc Xanxerê, ocorreu no dia 25 de setembro a palestra “Ética e perspectivas da profissão contábil”, evento beneficente, em prol do Lar do Idoso de Xanxerê, com arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza, resultado de uma parceria do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Xanxerê com o Sindicont e a Delegacia do CRC/SC para Xanxerê e região e proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de debater e aprender mais sobre a importância da ética, transparência, responsabilidade social e as novas perspectivas da profissão, no novo cenário mundial.
Em Chapecó o dia de Contador foi comemorado junto a semana acadêmica que ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de setembro abordando o tema: Cidades Inteligentes – Equipes Multidisciplinares. Nos três dias de evento houve a participação de diplomados e profissionais da área da Contabilidade que puderam relatar sua trajetória de trabalho aos alunos do curso. O painel dos profissionais formados pela Unoesc, foi mediado pela professora Doutora em Contabilidade Ieda Oro, e abordou o tema “Os desafios da Profissão”.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis de Chapecó, professora Carla Cazella, o envolvimento dos professores, a participação dos estudantes e da comunidade foram fundamentais para o sucesso do evento.
No campus de São Miguel do Oeste foi realizado, dia 25, a palestra “Área contábil e controladoria como centro de informação da empresa”. A palestra foi proferida pelo professor do Mestrado em Administração, doutor Jacir Favretto. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unoesc São Miguel do Oeste, Valmir Sott, a profissão de contador é imprescindível para o desenvolvimento regional.
— As empresas da região estão percebendo que, sem uma boa contabilidade, não há dados para a tomada de decisão, numa economia que a cada dia exige mais competência — frisa Sott.
Já no campus de Joaçaba o Curso de Ciências Contábeis, promoveu no dia 19 de setembro, no Auditório Afonso Dresch o 2º encontro dos diplomados com a palestra: “Contabilidade 4.0 você está preparado? ”.
O evento iniciou com a parte cultural, contou com apresentação do Coral Unoesc, durante o encontro foram convidados para compor a mesa, representando os diplomados em Ciências Contábeis pela Unoesc: Onara Marcante, Marcos Luiz Comini, Sílvio Alexandre Zancanaro, Marisa Lavratti e Otto Maresch.
O primeiro palestrante da noite, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC, Professor Mestre Luiz Ricardo Espindola, debateu sobre o mercado de trabalho, como a internet, a hiperconectividade, computação em nuvem estão diretamente relacionadas aos processos de trabalho dos contadores e as mudanças que isso gera. O perfil dos consumidores também foi pontuado pelo palestrante.
Já a palestrante, professora da Unoesc Chapecó, Mestre em Administração e Auditoria de Gestão e Contadora, Daniela Antonietta Gallina, abordou o tema contabilidade inovadora, o novo papel do contador, que diante das atuais circunstâncias, passa a ser um consultor de seus clientes.
— Nós contadores precisamos expandir nosso conhecimento, desenvolver novas competências e novas habilidades e trazer isso para o empreendedorismo, encaminhando assim, as empresas para a confiança da nova contabilidade— pondera Daniela.
Cada um dos diplomados que participaram da mesa redonda fez depoimentos sobre suas carreiras e experiências profissionais relacionando com o tema das palestras.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis de Joaçaba, professora Ardinete Rover, a palestra juntamente com o encontro dos diplomados, busca proporcionar aos alunos atuais um referencial da importância da profissão e de como ela está bem inserida no mercado de trabalho.
— O contador 4.0 deve estar inserido no mercado com muito mais tecnologia para atender melhor seus clientes, dando um suporte gerencial para tomada de decisão — Finaliza Ardinete.
Este evento fez parte do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa de Pesquisa e Extensão (Siepe) e foi uma realização do Curso de Ciências Contábeis em Parceria com o Núcleo de Profissionais da Área Contábil – NPC; Sindicato dos Contadores – Sindicont e Conselho Regional de Santa Catarina – CRC, em comemoração ao dia do Contador.
As inscrições para o Processo Seletivo Unoesc e para o vestibular aos interessados em atuar nessa área ou em outras, estão abertas e vão até o dia 8 de outubro, também podem ser feitas no site da Unoesc.
Em Chapecó o dia de Contador foi comemorado junto a semana acadêmica abordando o tema: Cidades Inteligentes – Equipes Multidisciplinares
O painel dos profissionais formados pela Unoesc Chapecó, foi mediado pela professora Doutora em Contabilidade Ieda Oro, e abordou o tema “Os desafios da Profissão”
Curso de Ciências Contábeis Unoesc Joaçaba promoveu 2º encontro dos diplomados com a palestra: “Contabilidade 4.0 você está preparado? ”
Diplomados participaram da mesa redonda e fizeram depoimentos sobre suas carreiras e experiências profissionais relacionando com o tema das palestras
Primeiro palestrante da noite, Professor Mestre Luiz Ricardo Espindola, com os diplomados do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba
Palestra ministrada no Campus de Videira, pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON-SC), Claudinei Bertotto
Na Unoesc Xanxerê, ocorreu no dia 25 de setembro a palestra “Ética e perspectivas da profissão contábil”
A palestra proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de debater e aprender mais sobre a importância da ética, transparência, responsabilidade social
Na unidade de Maravilha, no dia 27 de setembro, ocorreu a palestra “Profissão Contábil” ministrada pelo Conselheiro do CRC-SC, Rudinei Almeida dos Santos
Em Pinhalzinho os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unoesc receberam dicas de economia pessoal e de planejamento de carreira
*Texto com a colaboração de todos os campi